Conheça os benefícios do famoso Chá Verde

Se você tem interesse em uma alimentação mais saudável e em entender como os alimentos corretos podem te ajudar a emagrecer ou a manter um estilo de vida benéfico a sua saúde, você com certeza já deve ter ouvido falar do chá verde. Mas você sabe como ele realmente pode te ajudar?

Siga esse artigo até o fim e você saberá tudo que precisa para incluí-lo na sua dieta já!

Bom, o Chá Verde é uma bebida nativa da China e da Índia e sua produção se dá a partir das folhas da planta Camellia sinensis.

Essa poderosa planta pode ser usada como:

  • Adstringente
  • Analgésico,
  • Antiasmático
  • Antibacteriano
  • Antioxidante
  • Digestivo
  • Diurético
  • Estimulante
  • Auxiliar no controle da diarreia
  • Auxiliar na redução da cárie e das dores de dente
  • Auxiliar na eliminação de gorduras
  • Auxiliar na digestão
  • Auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim
  • Auxiliar na dilatação dos brônquios
  • Auxiliar em casos de gripes e resfriados.

E além disso, é rica em catequinas, bioflavonoides e taninos, magnésio, potássio, ácido fólico, vitaminas K, C, B1 e B2.

Realmente a Camellia sinensis é muito poderosa e ao deixar uma porção da mesma sob infusão você obterá o famoso chá.

folhas de chá verde

O chá verde possuí uma série de benefícios, que compensam o seu gosto relativamente “desagradável” a algumas pessoas.

Vamos a eles:

O chá verde combate infecções

Estudos apontam que o chá verde pode eliminar bactérias e inibir alguns vírus, diminuindo assim o risco de infecções. Além disso pesquisas associam o consumo da bebida com a melhora da saúde bucal.

O chá verde te ajuda a emagrecer

Existe um composto chamado epigalocatequina galato, ele é capaz de aumentar o gasto energético. Esse composto está presente no chá verde, dessa forma estudos comprovam que é possível acelerar o metabolismo e queimar calorias extras diariamente através do consumo da bebida.

chá verde ajuda a emagrecer

O chá verde melhora a saúde

Muitos dos compostos vegetais encontrados na planta Camellia sinensis ainda estão presentes no chá verde, inclusive uma quantidade significativa de polifenóis, micronutrientes que atuam como antioxidantes e que podem prevenir o câncer e usa série de outras doenças como doenças cardiovasculares, osteoporose e Alzheimer.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim

Em um estudo realizado por pesquisadores da Western University of Health Sciences (EUA) e publicado no Journal of the American Dietetic Association foi constatado que o chá verde ajuda sim, a reduzir o colesterol ruim. Foram avaliados 20 estudos, envolvendo um total de 1415 adultos.

Na pesquisa foram testados os efeitos tanto da forma em chá, quanto da formula em capsula.  Entretanto os pesquisadores alertam que quem toma remédios para controlar o colesterol não deve trocar a medicação pelo chá, mas sim utilizar o chá como um meio de melhorar ainda mais os níveis de colesterol.

Melhora a função cerebral

O chá verde contém cafeína, poderoso agente neuroestimulante. Apesar de conter menos cafeína do que o café, o chá verde possuí uma quantidade suficiente para bloquear os receptores da adenosina, aumentando assim as concentrações de norepinefrina e dopamina no cérebro.

Tendo sido amplamente estudada, essa propriedade do café leva a uma comprovada melhora da função cognitiva, aumento de concentração, maior clareza mental, melhor humor, menor percepção de cansaço e melhora da memória.

Além dos benefícios acima, estudos vem buscando comprovar alguns outros benefícios importantes do chá verde, como por exemplo:

  • Inibir o vírus da zika
  • Reduzir o apetite e emagrecer
  • Proteger contra a artrite

Esses 3 benefícios vem sendo estudados, mas ainda não foram comprovados.

Como devo consumir o chá verde?

É muito importante preparar o chá com as ervas naturais, pois elas são muito mais potentes do que os sachês industrializados, isso por conta de suas concentrações diferentes.

Também é importante dar atenção ao modo como será preparado, pois influência diretamente nas propriedades da bebida, o recomendado é a cada 1 grama de folha 100ml de água. A infusão deve durar cerca de 5 minutos e o chá deve ser consumido logo após o preparo para não perder os antioxidantes.

Beber até 4 xícaras de chá verde ao dia é o recomendado, mas é importante ficar atento(a) para não consumir com as refeições e não interferir na absorção de ferro e cálcio dos alimentos.

Apesar do sabor nada agradável, especialistas aconselham a não adoçar o chá com adoçante ou açúcar branco, opções como hortelã, frutas secas, erva-doce e até mesmo mel (para quem não gosta de consumir ao natural) são melhores alternativas para suavizar o gosto.

Além disso, existe ainda a opção em capsulas, apesar de menos eficazes, também contém muitos benefícios.

Importante!

  • É importante salientar que o chá verde possui o composto oxalato, por tanto quantidades excessivas da bebida podem ser prejudiciais aos rins.
  • Em alguns casos é importante que seja consumido com moderação, por exemplo pessoas com glaucoma e irritações gástricas.
  • Pessoas que usam medicamentos ativantes do sistema nervoso devem se consultar com um médico antes de ingerir a bebida.
  • O chá verde é uma bebida cafeinada, sendo assim causa aumento do ritmo cardíaco, irritabilidade e ansiedade quando consumido em excesso. Hipertensos e pessoas que sofrem de ansiedade e insônia devem evitar a bebida.

Neste artigo você pôde passear pelo inúmeros benefícios que o chá verde pode te trazer, escreva nos comentários abaixo o que achou do artigo e se pretende ou não incluir o chá verde no seu dia-a-dia. Até mais!

Sobre o Autor

Joyce Macedo
Joyce Macedo

Redatora e especialista em conteúdos voltados para o emagrecimento saudável, já ajudou inúmeras pessoas a chegarem no corpo desejado através de dicas e indicações de dietas e produtos aliados da saúde e boa forma.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *