Dieta Low Carb – Entenda como ela pode te ajudar a perder peso!

A dieta Low Carb se tornou muito famosa nos últimos anos. Isso porque, ela traz resultados muito satisfatórios para quem a pratica.

Para ajudar você a entender mais sobre a dieta Low Carb, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a dieta Low Carb?

Primeiro, você deve entender que essa dieta veio dos Estados Unidos e por isso seu nome é em inglês. Traduzindo para o português temos as seguintes palavras:

  • Low = pouco ou menos
  • Carb = carboidratos

Então, significa que a dieta Low Carb tem como principal objetivo reduzir o conteúdo de carboidratos em sua dieta diária.

De fato, a dieta Low Carb consiste principalmente de vegetais, carne, peixe e laticínios. Dessa forma, os alimentos que contêm carboidratos são substituídos por alimentos ricos em proteínas e gorduras.

Pode parecer difícil seguir esse tipo de dieta quando você pensa que pão, macarrão e arroz precisam sair do seu menu diário. Contudo, hoje em dia, existem diversas receitas alternativas para facilitar a permanência na dieta.

prato com vegetais e salada representando a dieta low carb

O que são carboidratos?

Existem três nutrientes principais: proteínas, gorduras, carboidratos.

  • Proteína: fornece substância construtiva para cada célula, também pode fornecer energia
  • Gordura: é fonte mais importante de armazenamento de energia para o nosso corpo
  • Carboidratos: fornecem energia rápida

Por natureza, os carboidratos são destinados a ser uma pequena reserva de emergência, por exemplo, para que você reaja rapidamente em situações perigosas e chegue rapidamente à segurança. Então o metabolismo libera o hormônio adrenalina.

Como resultado, essas reservas de emergência (armazenadas no fígado e nos músculos) são liberadas no sangue na velocidade da luz como glicose e podem ser usadas rapidamente como energia pelas células do corpo.

Na Idade da Pedra, os humanos precisavam de carboidratos para sobreviver

Mesmo que não haja mais tigres com dentes de sabre ou perigos semelhantes, ainda temos esse programa de emergência engenhoso, mas muito sensível, que nos leva a um ciclo vicioso de desejos e armazenamento de gordura com a atual inundação de carboidratos.

O segredo é que o nível de açúcar no sangue não deve estar muito alto ou muito baixo. Se uma dessas situações extremas ocorrer, o corpo reage muito rapidamente para restaurar os níveis normais de açúcar no sangue o mais rápido possível – porque ambas as situações extremas colocam em risco a saúde.

Como funciona a dieta Low Carb?

Embora as dietas individuais com pouco carboidrato sejam diferentes umas das outras, elas têm um objetivo comum: diminuir o nível de açúcar no sangue ou mantê-lo em um nível saudável e constante, a fim de evitar flutuações extremas de insulina e níveis no sangue.

Isso porque, altos níveis de açúcar no sangue são o sinal inicial para o armazenamento de gordura, é por isso que a insulina também é chamada de hormônio de armazenamento de gordura. E os carboidratos iniciam esse processo indesejável:

Muitos carboidratos = níveis elevados de açúcar no sangue = níveis elevados de insulina = armazenamento de gordura

Com os alimentos certos, esse ciclo vicioso é interrompido e com um déficit calórico saudável, essa dieta pode reduzir de maneira extremamente eficaz o excesso de gordura corporal para um corpo bonito e uma barriga lisa.

Resumindo, a dieta Low Carb impede o hormônio insulina seja liberado na corrente sanguínea e comece a armazenar mais gordura.

frutas representando a dieta low carb

Quais são os alimentos permitidos e proibidos na dieta Low Carb?

Para perder rapidamente o excesso de gordura, é importante ter os níveis de insulina sob controle e evitar flutuações extremas e altos níveis de insulina, como você já entendeu.

Para esse fim, você deve ter total atenção nos alimentos que ingere, a fim de seguir corretamente a dieta Low Carb e alcançar os resultados desejados.

Alimentos autorizados:

  • Vegetais de todos os tipos
  • Frutas com baixo teor de frutose
  • Leguminosas (lentilhas, feijões, ervilhas)
  • Carne de todos os tipos (dê preferência a corte magros que possuem menos calorias)
  • Laticínios

Alimentos proibidos:

  • Batatas
  • Arroz natural e integral (apesar de serem bons alimentos, contém uma quantidade muito grande de carboidratos)
  • Pão branco
  • Flocos de milho
  • Aveia
  • Doces
  • Bebidas açucaradas
  • Sucos de frutas
  • Macarrão
  • Frutas com alta porcentagem de carboidratos

Dica: Preste sempre atenção à lista de ingredientes. Açúcar e outros carboidratos são frequentemente chamados com outros nomes, por exemplo: xarope de glicose-frutose, oligofrutose, xarope de açúcar invertido e amido modificado.

Conclusão

De fato, começar a dieta Low Carb pode ser um pouco complicado, visto que, há diferentes regras para seguir. Contudo, aos poucos você irá se acostumando e pegando o gosto por esse estilo de vida.

Além disso, aproveite para conhecer novos alimentos. Por exemplo, fazer macarrão de abobrinha é uma ótima opção saudável, além de muitas outras receitas saborosas.

Gostou de saber mais sobre a dieta Low Carb? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Sobre o Autor

Joyce Macedo
Joyce Macedo

Redatora e especialista em conteúdos voltados para o emagrecimento saudável, já ajudou inúmeras pessoas a chegarem no corpo desejado através de dicas e indicações de dietas e produtos aliados da saúde e boa forma.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *