Jejum Intermitente – Como essa estratégia pode acelerar a sua perda de peso

Jejum intermitente é uma estratégia alimentar que tem sido muito discutida e praticada nos últimos tempos. De fato, a dieta tem trazido resultados muito satisfatórios para quem a pratica.

Nesse artigo, iremos falar exatamente o que é o jejum intermitente, benefícios, como fazer e quem pode e não pode aderir a dieta.

O que é Jejum Intermitente?

O nome jejum intermitente consiste de duas palavras e seus significados falam exatamente do que se trata:

Jejum – períodos em que você fica sem comer.

Intermitente – intervalo em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Ou seja, intermitente se refere a pausas no jejum.

Logo, Jejum Intermitente é basicamente alternar períodos sem comer com períodos em que você pode comer.

O jejum pode ser feito de 16 a 36 horas e consiste em não fazer nenhuma refeição por esse período algumas vezes por semana de forma programada, apenas ingerindo líquidos como água, chás e café sem açúcar, voltando novamente a uma alimentação habitual, com alimentos de preferência com baixo teor de gorduras e açúcares.

Alguns alimentos indicados para o pós jejum são alimentos de fácil digestão como: arroz, batata cozida, sopa, purês em geral, ovo cozido, carnes magras grelhadas ou cozidas. Além disso, quanto mais tempo sem comer, menor deve ser a sua próxima refeição para garantir uma melhor digestão e evitar mal estar.

alimentos pós jejum intermitente

Para que você possa entender melhor sobre os principais tipos de jejum:

Jejum de 16h – Consiste em ficar de 14 a 16 horas sem comer, incluindo o período de sono, e comer nas 8 horas que restaram do dia. Exemplo: Comer as 9 horas da noite e fazer a próxima refeição somente as 13 horas da tarde do dia seguinte.

Jejum de 24h – É feito por 1 dia inteiro sem comer, de 2 a 3 vezes na semana.

Jejum de 36h – É feito por 1 dia e meio sem comer. Exemplo: Comer as 9 horas da noite, passar o próximo dia sem comer e voltar a se alimentar as 9 horas da manhã do outro dia. Esse tipo de jejum deve ser feito sob orientação médica.

Veja também:

Principais benefícios do Jejum Intermitente

Acelera o metabolismo

Jejuns feito de forma controlada e não mais que 48 horas, faz com que o metabolismo continue acelerado, favorecendo a queima de gorduras. Além disso, o jejum intermitente auxilia o seu corpo a utilizar o estoque de gordura de maneira mais eficiente.

Evita a flacidez

Esta estratégia não diminui a massa muscular do corpo como em outras dietas de perda de peso, você perde muito mais gorduras e menos músculos, pois o jejum também estimula o hormônio do crescimento.

Previne o envelhecimento precoce

O jejum intermitente promove um aumento na resistência das células, ajudando a combater os radicais livres, fazendo com que a pele fique mais firme e macia.

Melhora o humor e a mente

Esta dieta pode regularizar os hormônios e promover o crescimento de novas células, fazendo com que você sinta o seu cérebro mais ativo e sensação de bem estar.

alimentos saudáveis jejum intermitente

Quem não pode fazer o Jejum Intermitente?

Antes de iniciar esse tipo de dieta é aconselhável se consultar com um médico, para que seja avaliada a saúde e consultar a condições do corpo para que não haja nenhum problema e é contra-indicada para:

  • Casos de anemia, hipertensão, pressão baixa ou insuficiência renal
  • Pessoas com histórico de anorexia ou bulimia
  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação
  • Pessoas portadoras de diabetes.

Conclusão

A estratégia do Jejum Intermitente pode trazer muitos benefícios e acelerar a perda de peso se for bem feito e de forma controlada. Porém deve-se estar atento a sua própria saúde para que não tenha um resultado ruim praticando esse novo hábito. Sugiro que comece devagar com períodos de jejum menores, sempre observando como o seu corpo irá reagir e aos poucos ir aumentando as horas.

Gostou de saber mais sobre o Jejum Intermitente? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Sobre o Autor

Joyce Macedo
Joyce Macedo

Redatora e especialista em conteúdos voltados para o emagrecimento saudável, já ajudou inúmeras pessoas a chegarem no corpo desejado através de dicas e indicações de dietas e produtos aliados da saúde e boa forma.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *